Magma Series: V

O som e o caleidoscópio em um quarto escuro

            Se o medo fosse um alguém, ele seria aquele que lhe impede de abrir uma porta sem dizer-lhe exatamente o que há após ela; seria o sonho que lhe impede de conhecer o seu fim, ou o seu começo, e que lhe permanece sem sentido; e oras! ― dirá o medo ― quem faz sentido é soldado.

― Eu não aconselharia você a abrir esta porta.

― Você tenta apenas me amedrontar o tempo todo.

― Muito bem, então a culpa é sua.

Do cume o homem a tudo pode observar, mas que há de adiantar observar a tudo, que não a si mesmo? E que há de adiantar a tudo observar e nada conhecer? Mas o homem, no cume, nunca pensou em deixar-se cair; e se pudesse voar? Ele é, naturalmente, indiferente, mas e se pudesse olhar a si mesmo e ver algo, que não a imagem de si mesmo? Como veria… se a única capacidade que o homem acredita ter é a de criação?

O homem é artista… e nenhum artista apenas vive de criar; há um grande erro em pensar que o artista é criador, e solamente, criador. O artista é, sobretudo, destruidor, pois nunca houve nada em que não fosse necessário destruir antes de criar; longe de ser metafísico, o destruir é esquecer-se, pois não há nada que o homem possa destruir por completo, que não há de ser evocado em qualquer outro lugar e em qualquer outra época. Não há unicidade que não por empirismo, por maravilhar-se ou por ser criança.

Gritar meio ao silêncio é destruí-lo, mas ao mesmo tempo é criar o grito; acender a luz meio a escuridão é destruí-la, mas ao mesmo tempo é criar a luz, e olhar num caleidoscópio é destruir a perspectiva, e ao mesmo tempo é recriá-la.

Não há nada no mundo, portanto
Que a criação não destrua
E que a destruição não crie
Mas ninguém o praticará
Escusado explicar
Que é único destruir e criar.

2 thoughts on “Magma Series: V

  1. Esse texto me lembrou a frase de Michelangelo: “Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário.” No fundo é destruir o mármore para criar uma obra-prima. Ótimo texto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s