Quesitos básicos para se julgar um bloguista

Essa postagem é dedicada ao Cure por ter sido ele quem pediu que eu fizesse esse texto, assim como que eu o postasse por primeiro.


O que você procura em um blog? Eu procuro textos interessantes. Podem ser crônicas, artigos, poemas, narrativas ou fotos, mas têm que me acrescentar algo. Podem me acrescentar uma nova maneira de interpretação, uma dica sobre um bom filme ou livro, informações sobre alguém ou algum evento, reflexão sobre algum assunto, diversão ou distração ou até cultura inútil, mas tem que me que passar algo sobre o qual eu possa dizer: “isso é legal”.

O tema do texto é tão importante quanto o modo em que ele é escrito. Então posso dizer que espero que sejam razoavelmente escritos de acordo com a língua portuguesa e que o autor saiba lhe dar o ritmo adequado para que a leitura não fique cansativa.

Uma vez que são essas as características que eu busco nos textos que leio, são essas que espero que sejam julgadas nos meus. Creio que para escrever em um blog deva-se qualificar os textos da pessoa, e não a personalidade dela. Portanto, se os integrantes de um blog são sérios, isso não significa que uma pessoa alegre não possa participar dele, desde que ela escreva bem. Até porque, entrando no quesito “personalidade”, o importante é levar a sério o blog e o trabalho realizado nele, e não é porque uma pessoa é alegre que não é responsável. Se um blog é formado por pessoas engraçadas, isso não significa que uma pessoa que não tenha o dom de fazer piadas não possa ser divertida e integrá-lo.

O fato é que ser analisada para entrar em um blog exige alguns cuidados dos constituintes, como o de saber qualificar e julgar de acordo com critérios pré-estabelecidos e racionais, ter motivos sólidos caso se chegue à conclusão de uma resposta negativa e não se permitir realizar contradições. E acima de tudo, não ser arrogante. Não há como conhecer uma pessoa através de uma única pequena conversa para se dizer se ela é inocente ou não, normal demais ou não. Incomuns todos somos, pois só há um de mim e só há um de você. Mas se a “banca de examinação” busca por fugas do padrão em específico, é preciso deixar isso claro no próprio blog e ter explicações concretas para tal exigência.

Auto-controle e equilíbrio são fundamentais para não se tornar egocêntrico. Ou seja, não julgar alguém erroneamente, sem conhecer, a partir de primeiras impressões e pré-conceitos, de modo a ser estúpido sem necessidade e sem direito de sê-lo. Não se achar superior só porque, talvez, não goste das mesmas coisas que a maioria das pessoas. Isso não faz de ninguém melhor escritor. Além de que, gostar de coisas comuns não significa que a pessoa não goste também das incomuns (já parou para pensar que uma pessoa pode adorar um filme blockbuster e também adorar um cult? que ela pode ler gibis mas também Machado de Assis? que ela pode ir ao teatro assistir uma comédia comum mas também pode assistir um clássico? bom, eu sou assim).

O conhecimento de alguém não é perceptível apenas no modo de escrever, nos assuntos em que aborda, no quanto sabe de História, Geografia ou cultura de modo geral. Também é visto no modo da pessoa tratar os outros e nesse aspecto entra também o quesito maturidade. A pessoa pode escrever bem, mas se não souber ser amigável, racional e profissional perante os demais, não obterá sucesso.

Pode-se concluir, portanto, que são necessários o talento, o conhecimento, a razão e a boa educação para que se obtenha bons resultados e para que se adquira o senso crítico necessário para se qualificar um possível novo bloguista.

10 thoughts on “Quesitos básicos para se julgar um bloguista

  1. Muito bom, Elis!
    Um bom bloguista não deve ser julgado apenas pelo seu modo de escrever, mas também pelo jeito como aborda um tema e como se adequa ao publico leitor

  2. Na verdade você tem pouca malícia mesmo, já tivemos papos sobre esse tipo de coisa em que você me contou coisas achando que eram ‘ooooooh’ e na verdade eram ‘ah…’. huahuahua Mas um anjo você tmb está longe de ser! ;P

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s