Pensamentos aleatórios #39

Divagações

Um dos maiores legados (e na minha opinião, problemas) da filosofia Ocidental é justamente sua disposição incrível de simplificar as coisas ao máximo,apresentando duas realidades opostas.
Pensava nisso ontem a noite enquanto estava tentando dormir e comecei lembrar de algo que vi numa edição de Sandman há mais de um ano atrás:

“O Rei dos Macacos desafia Buda para um desafio para ver quem era mais poderoso, Buda aceita esboçando um sorriso e seu oponente propõe uma corrida até o final do universo – tomando um impulso e com apenas um salto chega ao final do universo.
Lá encontra quatro pilares onde escreve seu nome e volta (novamente apenas com outro pulo) para onde está o adversário a sorrir!
O Rei gargalha pois sabe que o humilde gordinho não seria capaz de equipará-lo para então ver, com assombro, que ao mostrar a palma de sua mão e ver escrito em um de seus dedos seu nome.”

“Bela história, e qual a ligação disso e da sua primeira frase?”

Nunca tinha entendido completamente a história, até que a noite eu comecei a pensar e creio que cheguei a um resultado interessante:
O Livro dos Cinco Anéis (de Miyamoto Musashi) fala algo que chamou minha atenção – “Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você ver o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.” – fazendo uma releitura gosto de entender isto: “Os homens devem fazer escolhas em sua vida. A partir do momento em que você observar as consequências de suas escolhas em tudo o que fizer notará que faz parte de um sistema aberto e não fechado (Notará que suas escolhas afetam outros e não só a si).”

Buda ri por que sabe que o Macaco ainda não compreendeu o ensinamento: Os dedos de Buda ou os pilares do final de universo (inclusive o próprio Macaco) fazem parte da mesma energia que existe no universo, quando ambos morrerem todos voltarão a ser a mesma coisa: Energia (ou matéria, se considerarmos que pela teoria [da relatividade] do Einstein as duas são intercambiáveis).

Quem sabe esse seja o maior problema da nossa sociedade, nossa busca pelos extremos e pelo ápice que obrigatoriamente nos leva a uma queda no futuro e nem 6 litros de Botox vão nos segurar em pé – dia desses estava pensando nesse ano de corrida frenética pelo vestibular e nos efeitos dele sobre mim:
Depois de estudar 8 horas por dia de segunda a sexta hoje, faltando duas semanas para a última prova eu mal tenho vontade de segurar num lápis para escrever ou olhar uma fórmula química na minha frente, meu humor foi afetado (eu tenho senso de humor?), estou dormindo mal, ficando facilmente irritado, estou cada vez menos raciocinador e cada vez mais emotivo: gritando e xingando.

Preciso relaxar, mas como?

One thought on “Pensamentos aleatórios #39

  1. A sua conclusão da história [legal] do Buda foi +/- a que eu tinha pensado de estupefato, ao ler tal.

    Devo te dizer que você não está sozinho nessa. Não digo que eu estou assim, porque eu sou muito tranquilo com relação à escola e matéria, mas a minha irmã é um grande exemplo disso. Ano passado ela vivia de mal humor, saía de casa 7 da manhã para voltar 10 da noite da escola. Foi um stress total, mas isso valeu a pena porque isso propiciou a ela entrar na primeira vez que tentou em uma faculdade de medicina. E é como eu te disse: você vai passar e vai ver que eu estou certo (H).

    “Preciso relaxar, mas como?”

    Bom…dê um tempo nos estudos! Se faltam duas semanas, então estude até metade dessa semana e depois dê um tempo para você mesmo! Sei lá, é como meu professor de geografia fala: “Estudar muito faz mal”. E você comprova isso 😄

Deixe uma Resposta

