Pensamentos aleatórios #36

Aonde Eu estava?

Bem, te direi aonde estava:

Eu ceiava com canibais em uma ilha antes considerada deserta, estávamos (e ainda estamos) as vésperas de um grande ritual de passagem onde apenas os mais fortes (e eventualmente entre os fortes estão idiotas que deixam seus bichos se afogarem na piscina da USP) e então levanta o Líder.

Tal Líder, devo dizer, tinha estatura mediana, pele clara e usava algo que parecia um manto, “o manto do conhecimento” é como era chamado – usava óculos e fazia discursos e belas figuras em lousas improvisadas; discursava sobre o tempo da Rainha (DEUS SALVE A RAINHA VITÓRIA!), sobre seus feitos e sobre a influência de seus feitos em nossas vidas e o rumo da gloriosa nação inglesa tal qual os acontecimentos e as influências do Calvinismo, Protestantismo e Anglicanismo.

Encerrado o discurso o Líder levanta e nos dá boa sorte no rito de passagem e começa a filosofar:

“Bem, vou te falar por que Eu sou chefe da tribo: Por que eu acho que o conhecimento liberta”

E prosseguiu, enquanto todos paravam de devorar as pernas humanas de nossos companheiros para prestar atenção as sábias palavras do homem, e ele prossegue:

“Por que eu acredito que o conhecimento trás maturidade – vocês não são os mesmos quando foram incorporados a tribo, não são os mesmos que colocaram suas ‘bundas’ neste solo sagrado no começo do ano”

E continuou:

“Por que eu acredito que o conhecimento trás dignidade – que o conhecimento trás uma independência em relação aos seus pais senhores feudais e Eu sei disso por que sou Líder mesmo nessa terra chamada Brasil e sei como é difícil viver com dignidade. Até o próximo encontro.”

Volta a barbárie e as pernas humanas voltam a ser devoradas enquanto isso Eu fiquei atônito pensando nas palavras do homem sábio enquanto as moças na minha frente voltavam a falar sobre escova de cabelo e dos seus sonhos com um cabelo imenso, é pena que pouquissimas pessoas compreenderam completamente o que o homem dizia.

"Não vão pegar minha perna não!"

Bem, me senti no dever de escrever sobre o conhecimento depois de ouvir esse discurso.

Estava relendo Sherlock holmes, para ser mais exato estou lendo o 1º livro dele “Um estudo em vermelho” onde ele fala sobre como ele acumula conhecimento e comecei a pensar em acumular conhecimento, ai comecei a pensar em ler e ai comecei  a pensar na quantidade de conhecimento necessária para compreender algo que está por trás de um discurso e então comecei a pensar em pessoas que odeiam ler e meu sangue subiu:

Eu odeio quem odeia ler. Sim, sou totalmente hipócrita. COMO ASSIM ODEIA LER!?

“Ai, mais eu odeio ler, pegael!”

O que você faz aqui, mano?

Se ler é ridículo então abandonemos a leitura completamente.

Abandonemos o barco do conhecimento o quanto antes, marujos!

Abandonemos o MSN, Orkut,Facebook – precisamos ler. Abandonemos as vinhetas em comerciais, as leis, os outdoors.

Economizaremos papel! Salvaremos as árvores do genocídio arbóreo neocolonialista promovido pela nação opressora Canadense!

Por que você odeia literatura? (vamos, leia o hiperlink para entender a pergunta…)

“Li menino de engenho.
Para que que eu presciso saber a situação do sertao a um tempo atras??????
Pega um grafico de geografia, kkkkk… te mostra tudo”

Ok, Agora traduza o gráfico de geopolítica no sertão, canalha.

O conhecimento (principalmente o impresso/digital) é importante, geralmente livre e barato ou de até graça, o conhecimento (frase clichê) liberta as pessoas da sua ignorância, do seu conto de fadas, do seus medos mais profundos.

O conhecimento instala primeiramente certezas para perguntas e depois destroi todas Elas, por que?

Porque os limites são incertos e os dados são parciais, porque o acúmulo de conhecimento força o possuidor a frequentemente se questionar sobre a veracidade de tal fonte – a associar diversos assuntos para obter respostas e teorias complexas que relacionam diversas áreas do conhecimento humano – não é possível ser alguém com o mínimo de dignidade na vida sem ter conhecimento – conhecimento possibilita um diálogo reflexivo sobre o assunto, portanto conhecer é sempre vantajoso.

 

Agora, se me derem licença, tenho que barganhar pela foto de um brinquedo pirata com os nativos, até.

 

2 thoughts on “Pensamentos aleatórios #36

  1. Ual, um dos seus melhores posts, devo dizer, meu caro.

    Impressionei-me ao ver tal link. Como e por que os jovens não gostam mais de literatura? História e geografia, praticamente, não existiria sem a literatura! Foram as letras que deram o poder para que fosse possível existir a “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, que, consequentemente, inspirou o nosso “Direitos Humanos”, criado pela ONU! E o “Manifesto Comunista”? Como seria possível saber de tal, se fosse apenas pela boca do povo, o que consequentemente levaria às mais variadas mudanças da mesma.

    Literatura é a primeira das cinco faculdades que quero fazer, e devo dizer que estou surpreso! Eu sabia que a juventude atual era a perdição da contemporaneidade…mas nem tanto!

    Oscar Wilde, Vinicius de Morais, Victor Giudice, Clarice Lispector, José Saramago, Guimarães Rosa, Álvares de Azevedo, …, choram em seus túmulos por tais.

    E eu ratifico o que disseste, uma coisa realmente leva à outra! Quando comecei meus estudos sobre psicopatologias…nossa senhora! Não sei como, mas eu fui parar até pra estudar plexo solar, nervo vago e hipopituitarismo! E devo dizer que a medicina é algo mais interessante do que eu imaginava, meu caro!

  2. É o emburrecimento da população, é uma pena por que conhecer é muito bom.
    Obrigado por editar com a tag de ler mais, Felipe.
    Inclusive, estou as voltas com um texto sobre amizade, estou pensando muito nessas coisas enquanto estou no meu exílio.

Deixe uma Resposta

