O normal

“[…] somente por meio do estudo da pessoa anormal podemos aprender a verdadeira natureza da psicologia ‘normal'”

Freud

As naturezas divergentes são da maior importância onde deve haver progresso.”

Trecho de “Humano, Demasiado Humano” de Nietzsche

A partir desses dois fragmentos, estarei começando um seção de posts intituladas “O normal”, que seguirá o mesmo padrão, de título, dos “Pensamentos Aleatórios”.

Nos posts eu estarei falando, a partir de estudos meus sobre o “anormal social”, sobre o que é o normal da sociedade e o que é que pode caracterizar um ser como normal.

Aguardem 😀

8 thoughts on “O normal

  1. hahaha… Parece que sairá daí coisas interessantes. Estou preparando um texto aqui, que postarei daqui a pouco, sobre Bakunin e sua análise do poder estatal e eclesiástico. Está ficando muito bom.

    [auto-propaganda mode on]

    hahaha

    • kkkkkkkkk Sim, sim…sairão coisas boas sim XDDD E mal posso esperar, de verdade, pra ler é sobre o Marquês de Sade…ainda estou pra ver o filme dele DD: são muitos filmes que eu ainda tenho que ver 😄

  2. Cara, ultimamente tenho me interessado pelo estudo da obra de Kafka – a partir dos apontamentos feitos pelo Deleuze. Reencontrei-me com Kafka enquanto viajava – reli A Metamorfose; um livro lindo e que eu não soube aproveitar na primeira vez que o li -, e estou pensando em trabalhar algum escrito encima desse meu reencontro com a literatura kafkiana (eu finalmente pude compreender como se dá o devir-animal do qual Deleuze se refere a respeito de Kafka)… Eu estava lendo uns PDF’s, e achei uma pesquisa que visa afirmar, a partir da análise deleuzeana, Kafka como um autor erótico. Isso me interessou deveras. Achei a pesquisa original e me fez pensar algumas coisas que eu não havia pensado ainda. mas prometo-lhe que ainda postarei alguma coisa sobre Marquês de Sade. Até agora só li uma coisa ou outra dele (por falta de material), mas ainda pretendo comprar o seu livro mais célebre, e ler o livro que o Deleuze consagra tanto a Sade como a Masoch. Aí, sim, eu posto alguma coisa e você poderá deleitar-se o quanto quiser com a leitura… 😄

Deixe uma Resposta

